DOCUMENTOS
Organismos internacionais
ONU
A organização das Nações Unidas – ONU, foi fundada em 1945 como uma organização intergovernamental que objetiva a promoção da cooperação internacional em relação aos acordos de Paz, Direitos Humanos, Assuntos Humanitários, Desenvolvimento e Direito Internacional. Atualmente conta com 193 Estados-membros que deliberam e tomam decisões para a garantia e cumprimento dos acordos internacionais, bem como, em relação à mediação de conflitos políticos e econômicos. Conta com diversos órgãos, em áreas estratégicas (educação, saúde, segurança social, economia, justiça internacional, meio ambiente etc.), de monitoração, formação e fiscalização de metas de desenvolvimento e cooperação.
UNESCO
UNESCO: A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), também criada em 1945, é a agência da ONU responsável pelas áreas da educação, ciências naturais, comunicação/informação, cultural e ciências sociais e humanas. Possui como objetivo principal o incentivo e a promoção da "solidariedade intelectual e moral da humanidade".
UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), foi criado em 1946 pela ONU com o objetivo específico da promoção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Para cumprir tal objetivo, o UNICEF mobiliza recursos (políticos, econômicos e culturais) e desenvolve diversos projetos que garantam o bem-estar da infância e seu pleno desenvolvimento.
IIN
O Instituto Interamericano del Niño, la Niña y Adolescentes (IIN), é um organismo vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA) especializado em assuntos relacionados a infância e adolescência. Tem como objetivo assistir aos estados Americanos no que se refere à criação, implementação e melhoria de políticas públicas de promoção, proteção e respeito aos direitos de crianças e adolescentes.
OEI
Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), é um organismo internacional e intergovernamental, fundado em 1949 para a promoção, entre os países ibero-americanos, no campo da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura no contexto do desenvolvimento integral, da democracia e da integração regional.
OPAS
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), foi fundada em 1902 com o propósito de promover a cooperação técnica em saúde aos países das Américas. Objetiva, sobretudo no fortalecimento dos sistemas de saúdes, a melhoria da saúde e da qualidade de vida de suas populações. Na prática isso se traduz, mas não se limita, na promoção do combate a doenças e suas causas.
ACNUR
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), foi criado em 1950 com o objetivo de dar apoio e proteção a refugiados de todo o mundo. Sua atuação compreende um trabalho junto aos setores econômicos, políticos e sociais buscando influenciar o cumprimento de práticas que garantam a proteção a todos e todas que precisarem. Entre suas estratégias de atuação, a principal é a busca de soluções duradoras que permitam aos refugiados reconstruir com dignidade suas vidas.
OIT
A Organização Internacional do Trabalho (OIT), é uma agência multilateral da ONU criada em 1919, objetiva a promoção da justiça social via o cumprimento das normas, convenções e recomendações internacionais relacionadas ao trabalho/emprego, proteção social, recursos humanos, saúde e segurança no trabalho, etc.
CEPAL
A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), foi fundada em 1948 pelo Conselho Econômico das Nações Unidas com a missão de promover e incentivar a cooperação econômica entre os Estados membros que não se limitam apenas aos países latinos americanos e caribenhos. Entre suas áreas de atuação estão os seguintes propósitos: desenvolvimento econômico, produtivo, empresarial e social, sustentabilidade e desenvolvimento populacional e de recursos naturais.